O Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG) celebra 80 anos de existência nesta terça-feira (13). A comemorações iniciaram com uma missa na Catedral de Santo Antônio e foi seguida por mais festejos na sede da instituição de ensino. Fundada pelo Padre Júlio Maria e pela Madre Beatriz Frambach, a escola se tornou referência em ensino para Patos de Minas e região.
Os festejos começaram na Catedral de Santo Antônio, onde alunos, ex-alunos, docentes e autoridades participaram de uma celebração presidida pelo Bispo Dom Cláudio Nori Sturm. Durante a missa, o bispo abençoou todos os envolvidos com o CNSG. Nos momentos finais da celebração, os alunos, em um lindo gesto, levaram flores para Nossa Senhora e ao final posicionaram o manto sobre ela, seguido de uma chuva de pétalas de flores. O coral, composto por alunos do CNSG, deixou o momento ainda mais bonito.
O Patos Hoje conversou com o Dom Cláudio que falou sobre a importância do CNSG para Patos de Minas e região. O bispo destacou que a instituição forma lideranças por meio do ensino pedagógico e dos ensinamentos cristãos.
Após a missa, os membros do CNSG foram recebidos pela banda da 10ª Região da Polícia Militar, que tocou músicas animadas e, principalmente, os parabéns. Na quadra, havia um grande bolo cuidadosamente decorado para as celebrações dos 80 anos da escola. O bolo foi compartilhado com os presentes.
A reportagem do Patos Hoje também conversou com alunas que destacaram o aprendizado e acolhimento como grandes diferenciais do CNSG. Para os professores, o colégio sempre busca ir além do ensino apenas pedagógico, mas também busca ensinar valores e formação de cidadãos críticos.
Marlene Amorim, diretora do CNSG, destacou que ser parte do colégio é uma verdadeira missão e que os padres e freiras, que fundaram a instituição, inspiram até os dias atuais. Marlene ressaltou os documentos da Rede Sacramentina de Educação que norteiam os ensinamentos no CNSG.
Destaque no ensino de Patos de Minas e região
O CNSG se destaca no ensino em Patos de Minas e região. A instituição foi uma das primeiras de Patos de Minas a lecionar para as mulheres, na época era comum que apenas homens frequentassem locais de ensino.
A aluna viva mais antiga do CNSG participou das celebrações. A irmã Rita, de 95 anos, contou que começou a estudar no colégio em 1946. Ela afirmou que diversas estudantes de Patos de Minas e região puderam receber ensinamentos, graças ao CNSG.
Ao relembrar do início e comparar com o presente, a irmã Rita afirmou que os Sacramentinos tiveram dificuldades no começo, e que chegaram a ter aulas na antiga Igreja Matriz, mas que, com dedicação, atualmente o CNSG possui uma grande estrutura de ensino.
Informe Publicitário