Você sabia que moda e estilo são duas coisas diferentes?
A palavra moda vem do latim modus e significa modo, maneira e comportamento. Reflete o período histórico, o contexto político, social, econômico, cultural e geográfico em que cada indivíduo vive, por isso é ligada a uma sociedade ou grupo de pessoas.
Já o estilo pessoal é o modo que escolhemos nos apresentar ao mundo. Ele é construído desde a nossa infância, por influência das pessoas que nos cercam (pais, familiares, professores, artistas, etc.) e das experiências que vivemos. É a tradução de nossas crenças, valores, maneira de ser, pensar e agir; e também das mudanças que se am em nossas vidas. Por isso, sabiamente, Coco Chanel disse: “A moda a, o estilo permanece.”
Algumas teorias que relacionam comportamento, personalidade, e o jeito de vestir do indivíduo, foram desenvolvidas ao longo dos anos. A mais convencional é a dos sete estilos universais. Eles podem ser combinados entre si, em trios que melhor representem quem você é de verdade, e a mensagem que quer ar ao mundo. Vamos descobrir com qual (ou quais) estilos você mais se identifica?
Tradicional: esse estilo invoca respeito, deixando um ar formal, sério e rígido. Ideal para os que exercem atividades no governo, na educação e nos negócios.
Elegante ou Refinado: a pessoa desse estilo é impecável na aparência, transmite um ar chique, refinado, exigente e preparado. É apropriado para todas as profissões, principalmente as que precisam demonstrar poder.
Romântico: traz consigo toda a leveza, graça, delicadeza e gentileza de outros tempos em sua roupa. Muito usado em profissões que cuidam de pessoas, como terapeutas e professores.